sexta-feira, 1 de maio de 2009

Egli vedi che io piango - Maria Luiza


Passei a manhã de hoje ouvindo a ópera Tosca, de Puccini.

Esta é a frase final de Floria Tosca no primeiro ato. Ela chora por haver feito um juramento dentro da igreja, que não deixará que o amante esteja com outra mulher - é apenas uma suspeita infundada onde a ciumenta Tosca diz:


"
Oh mio bel nido insozzato di fango!
Vi piomberò inattesa!
Tu non l'avrai stasera. Giuro!"

Ao que o Barão Scarpia, escandalizado, comenta:

"In chiesa!"

Tosca se dá conta do que disse:

"Dio mi perdona... Egli vede ch'io piango!"

Passei minha infância ouvindo esta ópera: minha mãe fez sua estréia como cantora lírica no papel de Tosca. Portanto, acabei sendo uma apreciadora e conhecedora desta ópera. Adoro o leitmotif do Barão Scarpia! Para mim, é um dos temas mais pujantes escritos e que imprime a personalidade exata do vilão da história.

Diga-se de passagem, gosto mesmo dos vilões: naturalmente elegantes, com personalidades fortes e com objetivos claros. Tudo bem que lhes falta caráter: é apenas o ponto de vista do oponente... quantas vezes não somos nós os vilões, sob o ponto de vista de quem está contra o que almejamos?

Assumo meu lado Morgana: não sou fada... sou foda!




2 comentários:

Ury disse...

Foda e maravilhosa, quero juntar das minhas duas Maria Luiza's as coisas que mais admiro e ser assim. Me espelho em vocês e amo vocês.

The Voice disse...

Pois então juntemos e façamos uma overdose!!!
Aloka!