domingo, 5 de setembro de 2010

Entre Saramago e Beethoven - Maria Luiza

Foto by Nina Paduani


"Se podes olhar, vê.
Se podes ver, repara.
"
epígrafe de O Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago


A fumaça sobe preguiçosamente do cigarro rumo ao amplo espaço do ar. Branco-azulado fazendo volutas como ondas. Uma tragada e o sabor amargo do tabaco traz lembranças doces. Desta vez não me neguei: disse que amava.


Mas não disse o quanto amava, nem ao menos fiz questão de explicar a boca seca e as mãos úmidas e trêmulas. Sentia-me uma cega. Da mesma cegueira que Saramago descreve como "cegueira branca": não via todo o entorno, não queria ver. A única coisa que importava era a presença dele, o olhar carinhoso, as mãos que me acariciavam. Otimistamente só conseguia ver os prós - não havia como pensar nos contras, quando o coração batia mais forte na companhia do pedaço arrancado. Era como se voltasse a viver, depois de muito tempo em animação suspensa. Ele descrevia as impossibilidades e as suas palavras soavam mais um desafio a ser superado do que propriamente o que ele queria dizer. Assim eu o interpretava: como se me desafiasse com as impossibilidades, num teste para saber se o que eu havia dito tinha valor, se o amor que eu dizia sentir era mesmo verdade. Mal sabia ele...

Os dias passaram, junhos, julhos, agostos infindáveis, luas e mais luas se sucederam. A vida continuou como estava antes, continua tudo igual até agora, só que com um sentimento de desolação:
"O amor exige tudo e com pleno direito: eu para com você e você para comigo. No entanto, duvida tão facilmente que eu tenho que viver para mim e para você. Se estivéssemos completamente unidos, nem você nem eu estaríamos nos sentindo tão desolados." Leio e releio a carta de Beethoven, Tresleio e acendo outro cigarro. A fumaça sobe novamente preguiçosa. Branco-azulado, cegueira branca, pétalas roxas: minhas olheiras de vigílias intermináveis a cuidar da velha criança que insiste em brincar quando seria a hora do descanso.

Abro os olhos: terminaram-se os dias cinzentos - o sol brilha aqui dentro. Talvez eu não tenha dito tudo. Haverá tempo para dizer mais.


"
... deine Liebe machte mich zum glücklichsten und zum unglücklichsten zugleich... ...ewig dein, ewig mein, ewig unß." - L. v. Beethoven


Nenhum comentário: