quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ars longa, vita brevis - Maria Luiza

Photo by Mark Boucher




Faço uma comparação das trajetórias de vida de cada um de nós com a estrutura de peças teatrais.  No primeiro ato são apresentados os personagens e suas características - na vida, o primeiro ato vai do nascimento até o início da vida adulta (+/- 25 anos), onde adquirimos valores morais, formação academica, amigos, amores. 

O segundo ato, no teatro, é quando a trama se inicia e se desenvolve - na vida não é diferente: casamos, temos filhos, empregos, começamos a adquirir sabedoria, aprendemos ou não com os erros do passado - é a fase do empreendedorismo: construímos algo nosso para nós e para nossos decendentes.  Diria que é a fase em que me encontro: entre 25 e 55 anos.  

O terceiro ato é quando a trama urdida no segundo ato se destrama e os personagens definem conscientemente seus destinos após o aprendizado dos acasos e descaminhos do segundo ato. Assim é na vida: filhos criados, valores repensados, olhar condescendente para os próprios erros e desenganos alheios. Ter a consciencia de ser quem você é e a partir daí fazer o que é melhor para você. Deixar que os outros vivam suas vidas libertando-os do seu jugo e viver a sua vida liberto do jugo dos outros, com suas escolhas conscientes, novas ou velhas, e se sentir bem na própria pele. 

O "gran-finale": O momento em que a cortina desce e o palco nada mais é do que um lugar vazio.  Na vida: ao fechar os olhos pela última vez, ter a certeza de que se fez o que pôde para ser feliz, com todos os (des)caminhos, acasos, e desvios da estrada que gostaria de ter trilhado desde o início. E, se não tiver ouvido o "eu te amo" desejado - dito pela pessoa certa, saber que pôde dizê-lo a ela.

2 comentários:

Gui Beiró disse...

Lindo demais!
Escrevi parecido tem já alguns anos!
Mas não chegou nem aos pés do teu.
Lindo, lindo, lindo.


Beijos Malu

(quando achar o meu, posto lá no Diafragma...)

McTell disse...

Your blog has A great soul. I look forward to reading more as the years pass.
Stay well.